A ferramenta Audima, que permite a audição de matérias publicadas em mídia digital — como já é disponibilizado pela Janela — agora pode ser usada gratuitamente pelos sites comunitários. A startup liberou o aplicativo para ajudar a que os veículos consigam propagar com mais facilidade as notícias sobre o coronavírus, chegando principalmente às pessoas com dificuldade de visão ou leitura.
A Audima, que tem entre seus diretores Carlos “Lobo” Nolasco, ex-Script, também lançou uma campanha para estimular o compartilhamento sonoro da informação. “O áudio inclui quem não consegue ler essa notícia”, dizem as peças. O conceito é apoiado, por exemplo, pela publicitária Michele Silva, coordenadora do jornal Fala Roça, que circula na Rocinha. “Nas famílias nem todos conseguem ler. O áudio pode ajudar a disseminar uma notícia para mais gente dentro da mesma casa. Ler é um ato solitário, ouvir pode ser coletivo. E isso ajuda a ampliar a conscientização”, defende.
A proposta é que se copie a URL da página em que a pessoa estava lendo e ouvindo e se mande para alguém que tenha dificuldades para ler, como idosos, semianalfabetos e pessoas com baixa visão. “Em apenas uma semana, a campanha já ultrapassou 25 mil engajamentos”, comemorou Luiz Pedroza, outro fundador da Audima.
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